segunda-feira, 26 de maio de 2008

Teorema

Antes de olhar claramente para as coisas o interior se fazia amplo, mais amplo do que realmente é. Nesse anseio enorme de compreender o abranger interno das coisas, clama-se pelo conhecimento que transcende a mente e deixa-se tomar pela ilusão de uma verdade individual falseada como única e absolutamente única representante da realidade. Ah, como deixam-se levar todos! Principalmente os cultos, os filosofados. Os filosofados de berço então... pobres. Como nos axiomas básicos, como na mecânica elementar, levará séculos e séculos para a tinta das páginas alcançar a sabedoria desverbalizada dos instintos. E quando um dia as letras enclausurarem estas lógicas, virá o controle dos instantes seguintes e com isso implodirá o romantismo. Mais uma vez, deus perderá uma batalha derrotado pelo exército que se pôs em marcha em sua defesa. Curiosa esta oleosidade da fé. Sua verdade se possui quando não se quer transferir responsabilidade aos teoremas. Fé implica responsabilidade. Vale a recíproca.

Não deixemos contudo que as letras corram por um caminho diferente do pretendido. É fundamental, afinal, para o surgimento de uma nova ciência, que se faça a observação de uma impossibilidade intrínseca. É impossível desfrutar por completo das possibilidades da vida interior e da exterior, simultaneamente, com efeitos quaisquer que não incluam a dor da incompatibilidade.

2 comentários:

Jeffmanji disse...

Nos dias de hoje, com a falsa imprensa dominando cada vez mais o mundo, não é possívelque deixemos que as letras corram por um caminho diferente do pretendido.


4º poder é tudo isso aí. Vamo que vamo!

Maína Machado disse...

Meu caro, surgiram algumas dúvidas advindas da leitura deste texto. Não sei se por questões ambíguas de pontuação falha, por pontes mal explicadas ou por ambas, mas, as letras a que você se refere seriam a teorização dos instintos ou a literatura? Não ficou muito clara a sua proposta a respeito da imprensa, quem não lê o seu bilhete não compreende isto.A respeito da religiosidade, não ficou muito claro também a relação que você estabelece. Perdoe-me por esta agressão de perguntas e afirmativas técnicas, é que achei este um texto bonito, mas a meus instintos de revisora não me deixaram agir com a cordialidade que a boa sensação que o texto me causou.