quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O valor de aprender

Vão ouvir você tocando piano e vão dizer que está perdendo seu tempo. "Ele é meu amigo, se está me criticando é para o meu próprio bem. Está sendo sincero". Aí vão observar um garoto, talvez asiático, com doze anos, tocando Satie ou Chopin maravilhosamente bem. "Tá vendo só? Isso é que é saber tocar! Eu realmente estava perdendo meu tempo!"

Será? As pessoas são pródigas em criticar umas às outras, abertamente ou não - com uma preferência clara pela segunda modalidade. Mas é fato: destruindo o prazer e o incentivo ao aprendizado, nada que dependa do aprendizado irá acontecer. Praticar e errar praticando é parte fundamental do aprendizado de qualquer coisa complexa: tocar piano, escrever bem, dirigir, trabalhar com um software complexo, qualquer coisa. Os cientistas Herbert Simon e William Chase estimaram que os grandes "gênios" gastaram entre 10.000 e 50.000 horas aprimorando suas habilidades até chegarem ao estágio de excelência em que todo mundo olha para eles e diz "olha só! nasceu com esse dom!".

Não deixe o mundo destruir seu prazer em aprender, em tentar, em apreciar cada tentativa - acertada ou não - e crescer com ela. Milhares de horas depois, todos vão te invejar, embora ninguém resolva seguir seu caminho pois vão ver que não são como você, não "nasceram com o dom"...

Nenhum comentário: