sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Mundo otimizado?


Sabe quando você tem muito trabalho pra fazer e começa a perceber que pode fazer o trabalho de uma semana em dois dias, se fizer a coisa direito, e isso economizando recursos, gastando menos material, etc? Pois bem... expanda o problema a um nível maior e pense na pergunta: o mundo está otimizado? Claro que não! Diante de sérios problemas como o aquecimento global, a extinsão de espécies animais, o esgotamento de recursos naturais, e etc., ao olharmos para a outra ponta do problema - nós mesmos - só podemos concluir que o mundo está muito longe de ser otimizado. Há inúmeros congressos científicos por aí. Tá, eles colaboram para o progresso da ciência... Mas a que velocidade? E a que preço? E é tudo necessário para o progresso da ciência? No fundo os congressos científicos, em ao menos 70% dos casos (ou mais, até...), dizem respeito a profissionais da ciência (mas que, contudo, eu não ousaria chamar de "cientistas") desesperados para viajar para lugares longe da monótona claustrofobia caseira, e com tudo pago. Este é o principal motor dos congressos científicos ao redor do mundo. O progresso científico é secundário.


Tá, é um processo de mutualismo, então? Essa seria uma ótima defesa! Que mal há em deixar uns velhotes mal-humorados com papo de nerd viajarem por aí às custas de dinheiro público de toda espécie, se em troca eles contribuem para o avanço da ciência que em breve será capaz de resolver os grandes problemas da humanidade? Hein? Hein? Mal nenhum, se esta segunda parte da questão for verdadeira. E este é meu argumento: digo que não é. A ciência poderia continuar progredindo sem tantos congressos, ainda mais na era da internet. Ou então só os congressos em que eu vou é que são pouco produtivos mesmo. Ou estou mal-humorado. Mas tá aí a crítica. Não que eu espere que alguém leia. Mas um dia eu serei mais prolixo com estas idéias, a ponto de expandí-las ao tamanho de um paper, e aí publico tudo num journal qualquer e acabo indo pra um congresso eu mesmo, só pra defender o quão inúteis são os congressos.


E caio nesse paradoxo: se minha argumentação for excelente e completamente correta, então ainda que eu faça uma ótima apresentação, os congressos continuarão acontecendo, pois ninguém lá vai prestar atenção no que eu tenho a dizer. Mas caso eu seja ouvido e decidam por diminuir o número de congressos no mundo, isso significa que eles funcionam como difusores de informação e promotores de ações... o que mina as bases de meus argumentos...

Nenhum comentário: