terça-feira, 14 de abril de 2015

Vamos celebrar a estupidez humana

Vivo em uma era que conseguiu dominar o elétron.

Vivo uma era pós SR-71 Blackbird, uma maravilha da engenharia. Se bem que uma maravilha da engenharia que foi concebida para espionar outros países para fins de controle militar, planejamento de bombardeios e coisas assim.

Vivo em uma era em que brasileiros pedem a volta da ditadura.

Vivo na era da internet, em que qualquer um pode manifestar suas opiniões e reportar o que estão vivendo. Se bem que, ainda assim, a grande mídia, Globo, Veja e afins, polarizam os pensamentos da nação. Qualquer um pode procurar documentos na internet com estatísticas variadas, ler blogs, ver vídeos com outras opiniões. Mas o que a TV fala é a verdade.

Vivo em uma era de milagres. Avião supersônico. Engenharia genética. Aceleradores de partículas. Mas há ignorância difundida em excesso e cada vez mais essa ignorância tem o poder de se auto-catalizar em ações danosas. Só existe um remédio para isso sem prejudicar os valores desejáveis para a sociedade: mais educação, mais conhecimento. Mas em um nível mais profundo, cultural. Não é apenas a educação de escola. Quando é que vamos preferir compartilhar posts com longos textos sobre política ou ciência ao invés de fotos de bundas e memes com opiniões prontas e sem nenhuma reflexão?

Quando coloco a questão dessa forma, quando vamos preferir refletir a ver bundas, confesso que caio em uma rasa porém persistente depressão e penso que a humanidade já está descendo a ladeira.

Nenhum comentário: