segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Modus Operandi

Você discute religião e política? Dizem que não se deve falar disso. "Política e religião não se discutem". Quanto a religião, em minhas recentes impaciências acho mesmo que não deveriam falar disso. Ninguém. Mas não apenas não falar... Deixar pra lá. Parar de cultuar valores-roupagens e passarmos a cultuar valores mais genuinamente humanos. Tratar bem os outros. Quem quer que sejam os outro. Buscar fazer o bem. Nessa vida, não na próxima. Enfim. Mas, quanto a política...

Deixar de falar de política é também deixar de fazê-la. É adotar mais e mais uma postura de condescendência com o mundo. Sei que os temas geram polêmicas, desentendimentos. Mas até por isso acho que o ditado idiota "política e religião não se discutem" é além de um erro, um desperdício. Deveríamos inventar um ditado que difundisse o espírito de respeitar opiniões alheias. Algo como "discordar faz parte da política", ou até a frase uma vez dita pela Chiquinha: "da discussão nasce a luz".

Brincadeiras à parte... Deixar de falar de política é deixar de fazê-la. Não precisamos perder amigos. Respeitar pessoas que pensam de modo diferente, muitas vezes oposto ao seu, também faz parte do jogo.

Nenhum comentário: