domingo, 22 de março de 2015

Formigas

Temos algo em comum com as células. Com os formigueiros. Com as galáxias. Um empresário não está preocupado com os rumos do capitalismo. Com a hegemonia do ocidente. Com a balança comercial. Mas são essas as coisas que ele está afetando. São esses os corpos dos quais ele é parte integrante e fundamental. Não nos percebemos assim. Não temos essa consciência. Será que as formigas sabem, afinal, que constroem um grande formigueiro? Ou elas apenas têm esse repentino impulso de colocar esse grão de terra ali em cima, junto com aquele outro, e ficam contente quando conseguem? Será que um planeta sabe que constitui um sistema solar? Será que o sistema solar sabe que é parte da galáxia? É muito louco isso tudo. Meus pensamentos... fundamentalmente, neorônios trocando impulsos elétricos. Porque é isso que eles fazem. É isso que eles gostam de fazer. Meus pensamentos, meus amores, meus sonhos e minhas memórias: trilhões de impulsos trocados entre neurônios. Mas nenhum deles sabe no que diabos está pensando.

Nenhum comentário: